00 - O que somos e o que fazemos




por Samir Calaça


Olá, pessoal!

A História é algo nos diz respeito a todos. Há diversas páginas de divulgação por aí. Algumas excelentes, outras boas e há aquelas que é melhor nem comentar. Bom, se você chegou até aqui, gostaria de te dizer que o meu desejo é que esta página de internet seja algo que valha a pena ler.

Este canal tem dois objetivos: 1. propor reflexões sobre a História e, 2. divulgar material que seja relevante para a nossa sociedade. Sim, como referi anteriormente, há várias páginas por aí, e estou ciente disso. Ainda assim, acho que há espaço para tentar trazer, se não algo novo, ao menos algo útil e que induza à reflexão.

Espero, embora o meu trabalho não seja propriamente de base marxista, seguir um pouco a 7ª tese sobre a História, de Walter Benjamin, e contribuir para “escovar a história a contrapelo”. Também espero dar voz aos que têm suas histórias, memórias e experiências negadas, aqueles de quem Bertolt Brecht falou ao questionar “Quem construiu a Tebas de sete portas?”

Caso, por algum motivo que não sei, você já conheça algo dos meus textos, talvez pergunte: Ah, mas por que mais uma página sobre História? Já não existem várias? E não tem a página Modernamente, e que traz reflexão sobre ciências humanas e, às vezes, sobre história?

A resposta para cada uma das três perguntas é sim. O motivo não sei dizer, afinal, sou assim, gosto de refletir e apresentar ideias. E, por incrível que pareça, já faço isso desde cerca de 2009. Com sucessos questionáveis, sim, eu sei, mas acho que talvez o meu trabalho possa fazer a diferença para alguém. Pode ser um defeito meu ou engano meu, mas as aspirações raramente são racionais.

Reconheço que talvez falte qualidade ao meu texto, mas, já que sou um “anônimo desconhecido”, o pior que pode acontecer é continuar na obscuridade. Talvez algum dia alguém leia, sei lá. Enquanto isso, vou tentando.

Ah, depois de inúmeros percalços na vida, acho que vale mencionar que sou estudante de História e que espero – quem sabe – atuar na área. Mas, se não der certo, ao menos já estou tentando fazer algo. Enfim, estou me alongando demais e acho que não estou escrevendo coisa com coisa. Bom, pelo menos tentei.

Gostaria de contar com vocês nessa tentativa de refletir e divulgar as folhas da História. Olhar o passado para entender o nosso presente. O resto é com cada um.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia 01: Hannah Arendt, por Samantha Rose Hill

06 - O nacional-socialismo na literatura e na psicologia: um breve estudo de caso

Aparte 01 - Sobre o neonazismo e o significado dos símbolos