Aparte 01 - Sobre o neonazismo e o significado dos símbolos


Foto: manifestação de cunho neonazista em Santa Catarina. Manifestantes com mão erguida em alusão ao Sieg Heil, cumprimento nazista. Os manifestantes se apresentam envoltos pela bandeira do Brasil e cantam o Hino Nacional do Brasil.



A última coisa que alguém, cujo objeto de estudo é o Holocausto e o Nazismo espera é ver símbolos como esse em nossos dias atuais. A saudação é o famoso Sieg Heil. Apesar de disfarçada sob a bandeira e hino nacional brasileiros, toda a estética alude ao movimento nazista.


Símbolos e gestos não são apenas símbolos e gestos. A famosa cruz ansada ou suástica não significam nada em si mesmas, mas representam uma ideia, um ideal político e social. Assim como os slogans, jingles musicais ou ideias propagadas.

Cabe ressaltar que a Carta Magna brasileira proíbe qualquer tipo de apologia (ou defesa) do nazismo. Merece atenção, ainda, que o movimento promovido por esse grupo desrespeita a legislação brasileira ao clamar por ruptura institucional. De um modo que se aproxima intimamente do que alega querer evitar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia 01: Hannah Arendt, por Samantha Rose Hill

07 – A verdade sobre a “verdadeira história”

Algumas reflexões sobre o 31 de março de 1964